Quem não tem uma manchinha no rosto, mesmo que pequena? Com a chegada do verão os cuidados com a pele devem ser redobrados, pois os raios solares além de causar doenças como o câncer de pele e desidratação, podem também ocasionar o envelhecimento precoce da pele e o aparecimento de algumas manchas indesejáveis.
O que pode causar as manchas
Os tipos de manchas mais comuns são as melanoses solares e o melasma. As melanoses solares se caracterizam pelo formato arredondado, bem delimitado e acastanhado. Elas se concentram no dorso de mãos e faces laterais do rosto. Já o melasma tem formato irregular, tamanho maior e um tom mais castanho-acinzentado. É mais comum que apareça nas maçãs do rosto e concentre-se na testa, embaixo dos olhos ou em cima dos lábios.As causas para o surgimento dessas manchas de verão são fatores genéticos associados a uma exposição solar intensa e prolongada. No caso dos melasmas, outro fator que contribui para o aparecimento é o uso de contraceptivos hormonais, por isso as mulheres são as mais afetadas.
No auge da estação, consumir ou manusear tais alimentos debaixo do sol aumenta o risco de se desenvolver o que os médicos chamam de fitofotomelanose – manchas escuras na pele causadas pelo contato com o ácido de alimentos cítricos que, mais tarde, só desaparecem com a intervenção médica. Mas o perigo não é só esse. É preciso ter cuidado com cremes, tratamentos químicos e até o uso de hormônios na estação mais quente do ano.
O que fazer para evitar as manchas?
A melhor forma de evitar manchas é usar o filtro solar. Evite se expor diretamente ao sol, principalmente das 10h às 16h. O ideal é usar um filtro solar intenso, de preferência com base associada de tom marrom, retocando-o a cada quatro horas. Se a exposição for na praia por exemplo, repassar o protetor de duas em duas horas e usar chapéu e óculos de sol.BOM VERÃO.....!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário